A casa "Fernandes" é uma moradia uni-familiar, situada na periferia de Braga, em Aveleda, Tratando-se de um projecto de raiz, estruturalmente concebida para albergar a luz como canalizador da vivência interna da habitação. Toda a sua fluidez é conseguida com a implantação cuidada da casa. O conceito para a sua projecção está ligado à Bracara Augustae, onde as casas típicas Romanas, as Domus, são construídas havendo uma praça interior; houve o cuidado de se aproveitar ao máximo o terreno para o interior da habitação, ficando com uma vista para o vale e para a praça que esta entre os dois corpos da habitação. Os dois corpos que são distintos, parecendo mais 3 ou 4, pois a garagem e lavandaria estão situados junto ao extremo do terreno, recuando o corpo maciço da construção. A zona de entrada é o única vão para o exterior, sendo uma pala elevada sobre o resto da construção, transpondo luz em ambos os lados. O corpo que alberga as funções sociais da casa, está à cota da praça, assumindo o desnível terreno, deixando o Hall elevado em relação à parte social e criando uma visualização do todo a partir do Hall; na sala, subdividida em duas, temos a zona de estar e de jantar; a cozinha e quarto de banho encontram-se juntos no inicio deste bloco. existe ainda um andar inferior, onde se situa um ginásio e um escritório. A zona privada, dos quartos, esta à cota do Hall de entrada, sendo então sobrelevado relativamente à cota da praça interior do lote. existem 4 quartos, um deles como suite, 3 individuais servidos de uma instalação sanitária Na praça encontra-se uma piscina e um anexo subterrâneo, que funciona para receber visitas e festas, onde também se podem encontrar a casa das máquinas e os balneários como apoio às actividades ao ar livre.
A linguagem gestáltica e a plasticidade do objecto CASA, o objecto construído, será sempre sobreposta pelo aspecto fenomenológico dando identificação de LUGAR á edificação e assim criando um centro de vida, funcional e familiar, ao que se apelida de casa,, explorando o prazer das paisagens, dos vãos rasgados e dos materiais, que não será somente uma "casa", mas sempre uma Domus. foi sempre explorado o ser humano como o ser que a habita, e os seus sentidos: o tacto, a visão, o cheiro, a audição; estes aspectos nunca descurados no projecto estão sempre presentes.
A casa onde a funcionalidade e a vivência se misturam numa sinergia e numa perfeição!
Engenharia: Alberto Ribeiro
9 comentários:
Lobito, era só pra dizer q aguardo ver fotos de uma fase mais adiantada, pq o resultado final parece q vai ser bastante interessante. Grande abraço.
Luís Ribeiro.
P.S. - Não te esqueças de agradecer pelos primeiros comentários.
Amigo, vejo que continuas com as mesmas qualidades...parabens, excelente trabalho.
Abraço...
Ivo Rodrigues
Amigo, vejo que continuas com as mesmas qualidades...parabens, excelente trabalho.
Abraço...
Ivo Rodrigues
Fantástica casa!?! Tb com um arquitecto destes!!! Já te disse que quero uma assim quando for grande LOL beijinho Né
Parceria funcional
http://rmpricardomiguelpereira.blogspot.com/
Muitos parabéns! Está mt linda :))
Quando me sair o Euromilhões contacto-o!! Sinceramente,foi do melhor que já vi fazer-se em Portugal. Adorei,
Parabéns.
be always inspired and keep up the good work :)
Enviar um comentário