CASA DA SENRA





Casa da Senra, assim chamada pela rua que a serve, e o seu lugar, na freguesia de Travassós, Fafe, típica casa do Norte de Portugal, a casa minhota constituída por vários fragmentos construídos ao longo dos tempos, onde se encontram as antigas cortes, habitação, casa do caseiro e coberto (sequeiro) com a respectiva Eira.
O mais engraçado deste conjunto de pequenas e grandes construções, é que o seu conjunto forma uma espiral entre elas, como que cercando o centro, onde se efectua a organização de uma praça desnivelada, toda ela com acesso a todas as construções.
A habitação desenvolve-se em quatro dos 7 elementos de construção, sendo que é composta por 4 quartos com instalações sanitárias individuais, uma biblioteca, uma sala, cozinha, quarto de hóspedes com instalações sanitárias individuais, capela, adega, coberto com churrasqueira, loja de produtos agrícolas, entre outros espaços de apoio à habitação.
O resultado da intervenção é feito à medida que se vão tirando medidas e conforme as necessidades em obra, de modo a conjugar o prático e a arquitectura. a escolha de materiais rústicos, de paredes lisas, pormenores em Pedra e toda a intervenção é contínua, onde se tenta recriar e encantar o ambiente interior com o exterior, usando jogos de luz para a intervenção.
Os exteriores serão aproveitados para fazer um campo de jogos, espaços de lazer, com grandes sombras e praças naturais com equipamento. Haverá uma Avenida em calceta antiga de acesso de Nascente a´te à habitação.




Projecto: Manuel Ribeiro, Arquitecto
Assistente: Ângelo Barbosa, Arquitecto
Engenharia: Pedro Alves e Alberto Ribeiro, Engenheiros

2 comentários:

Tita disse...

psst.. e mais e mais.. queremos saber mais.. não só deste projecto mas tb dos outros que estão em curso.. vá lá.. partilha um bocadinho mais do teu trabalho.
Bjoka

Unknown disse...

Muitos parabens pelo projecto de remodelação. Está de facto interessante.